Turismo Receptivo: Parte I

Todo turista que viaja independente do motivo, espera que sua estada na localidade visitada seja a melhor possível.
Não se pode esquecer que o Turismo se efetive graças à “gente atendendo gente”, por mais que haja novas tecnologias, processos informatizados e mecânicos, sempre se está em contato com alguém. Seja no atendimento em uma agência de viagens, no táxi, no balcão de check-in, no serviço de bordo, no desembarque, no traslado ao hotel, na recepção do hotel, na arrumação dos quartos, nos passeios, no balcão de informações, nas compras, no restaurante, haverá sempre alguém para atender ao turista.
Este sem dúvida é o mais crítico de toda atividade turística, pois de nada adianta uma localidade possuir belos hotéis, se o atendimento não for cortês, possuir belos atrativos e conviver com um guia de turismo sem paciência, possibilitar a realização de compras no comércio local e o turista encontrarem uma balconista desatenta, realizar campanhas de incentivo ao turismo e abrigar uma população indiferente e descontente com os visitantes.
Naturalmente outras situações poderiam ser evidenciadas. Assim torna-se fundamental que a localidade esteja preparada para receber e oferecer a melhor condição possível para os visitantes e turistas, pois com certeza, ao ser bem atendido ele estará propagando sua experiência a amigos e familiares, destacando os momentos agradáveis que vivenciou. Entretanto, caso a sua experiência não seja agradável, este mesmo visitante ou turista estará disposto a descrever com detalhes os infortúnios ocorridos em sua estada.
Como realizar um bom atendimento a visitantes e turistas em localidades turísticas?
Em primeiro lugar o “trade” e os demais envolvidos com a atividade devem identificar profissionais habilitados para a recepção e atendimento ao turista, daí a importância do treinamento e qualificação, pois trabalhar com Turismo “é coisa de profissional”.
Para tanto o profissional deve ser:
  • Ser atencioso e cortês para ouvir as dúvidas e sugestões apresentadas. A educação e cordialidade são fundamentais para o bom atendimento.
  • Ser preciso e claro nas informações prestadas, não se deve desmerecer as informações solicitadas e, tampouco, transmitir informações equivocadas, procure informar corretamente, caso contrário busque auxílio de outra pessoa.
  • Conhecer a localidade e os atrativos que possui, de maneira a transmitir aos turistas informações preciosas e motivadoras para sua permanência.
 

Portanto, o bom atendimento prestado ao visitante e ao turista propicia uma melhor estada e compreensão da história, da cultura e dos costumes da localidade visitada, que somados a infra-estrutura básica (água, luz, telefonia, saneamento), a infra-estrutura turística (meios de hospedagem, alimentação, entretenimento, compras, informação), e aos atrativos (naturais, culturais, de negócios), compõem um cenário perfeito para o desenvolvimento da atividade turística.
Selma Cabral
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