Tem que Conhecer: Petrópolis / RJ

Como uma pessoa romântica que sou o meu lugar preferido no Rio de Janeiro só pode ser Petrópolis. É impossível entrar no Museu Imperial, e não sentir todo o glamour da época em que era residência de verão de imperadores, e imaginar que na varanda do Palácio da Princesa Isabel, toda a família imperial se reuniu um dia para tirar uma foto.
Em Petrópolis a gente consegue explorar o seu passado, conhecer sua arquitetura histórica através das residências e aproveitar as facilidades do presente como as compras nas malharias da Rua Tereza, os passeios de charrete (tem coisa mais romântica?), as feiras de antiguidades e curtir o clima serrano, aliás, é uma delícia.
Em um dia de passeio pela cidade você pode:
Visitar a Catedral São Pedro de Alcântara, Casa do Barão de Mauá, Palácio de Cristal, Museu Casa de Santos Dumont, Av. Koeler, Rio Negro – Palácio dos Presidentes. E nos dias de Sol, tomar um banho de piscina do Hotel Casablanca Imperial que une o conforto ao estilo colonial da cidade.
Almoçar no Centro Histórico e arredores tem várias opções de restaurantes de cozinha especializada ou churrascarias, tem também self-service.
A tarde uma visita ao Museu Imperial, Centro de Cultura Raul de Leoni (exposições temporárias) e depois aproveitar e conhecer as melhores opções de compras no Centro Histórico. E não pode deixar de tomar um chá ou chocolate e provar as delícias da serra (as “torradas Petrópolis”, os biscoitos amanteigados, tortas e salgados finos). Conheça o Bistrô Casablanca localizado no Hotel Casablanca Imperial com cardápio francês de alta qualidade.
A noite vale à pena apreciar o Centro Histórico, pois vários atrativos históricos estão valorizados por iluminação especial que destaca a arquitetura do século XIX.
O Museu Imperial apresenta todas as noites de quinta, sexta e sábado o espetáculo Som e Luz.
Na última 5a feira do mês, às 20 h se realiza no Palácio de Cristal a “Serenata Imperial”, um programa imperdível. Entrada franca.
No Palácio de Cristal acontece todos os sábados, às 18 h, o evento “Som e Cristal” com apresentações musicais. Entrada Franca.
O Teatro Municipal Paulo Gracindo e o Centro de Cultura Raul de Leoni, que possuem extensa programação, também são boas opções de entretenimento cultural.
A seguir dez coisas que ninguém pode deixar de conhecer em Petrópolis por Selma Cabral: 
·         Museu Imperial: Palácio construído em estilo neoclássico para ser residência de verão do Imperador dom Pedro I e dona Teresa Cristina. Destacam-se no acervo o manto, o cetro, o trono e coroas de D. Pedro I e D. Pedro II, além de móveis, jóias, porcelanas, cristais e peças de arte da Família Imperial. Um anexo guarda carruagens dos sécs. XVIII e XIX. Possui casa de chá e lojas de souvenir. Site: www.museuimperial.gov.br

·         Vale dos Gourmets: Os distritos de Araras, Videiras e Corrêas gravitam em torno do distrito de Itaipava, a 15 km do Centro Histórico. Ali se encontra a região conhecida como Vale dos Gourmets, que se destaca pela excelência da gastronomia, charmosos hotéis e pousadas, antiquários de qualidade internacional, lojas de cerâmica, móveis, decoração e acessórios de moda.
·         Fazendas Históricas: A região rural de Petrópolis entre Vale das Videiras e Secretário oferece uma fascinante incursão nas fazendas históricas de Petrópolis. E mais: mergulho em cachoeiras de águas límpidas, ar puro, tranqüilidade da vida do campo e, ao longo da Rota 22, visita a ateliês de arte e artesanato. Site: www.videiras.com.br e www.rota22.com.br.
·         Palácio Rio Negro: Construído pelo Barão do Rio Negro. De 1903 a 1969 funcionou como residência de verão dos Presidentes da República. Em 1997, o Pres. Fernando Cardoso voltou a utilizá-lo. Site: www.petropolis.rj.gov.br.
·         Parque Municipal de Petrópolis: Referencia para quem gosta de grandes espaços ao ar livre. Ocupa um dos locais mais privilegiados de Itaipava, há diversão para todos os gostos nos 150.000m² de extensão. http://www.petropolis.rj.gov.br/index.php?url=http%3A//fctp.petropolis.rj.gov.br/fctp/modules/xt_conteudo/index.php%3Fid%3D78.
·         Palácio Quitandinha: Construído em estilo normando, para ser o maior cassino-hotel da América do Sul. Atualmente é local para convenções e congressos. O andar térreo é aberto à visitação. Tem 14 salões em estilo hollywoodiano da década de 40, entre eles o Teatro Mecanizado (três palcos giratórios) e o Salão Mauá (cúpula com 30m de altura e 50m de diâmetro). Site: www.sescrio.org.br
·         Palácio de Cristal: Estrutura pré-moldada de ferro fundido construída na França pelo casal Conde D´Eu e Princesa Isabel e encomendada com o objetivo de abrigar exposições de produtos agrícolas. Hoje, abriga eventos culturais e exposições. Abriga loja de souvenirs e Centro de Informações Turísticas. Foi totalmente restaurado em 1998. A estrutura de ferro e o piso são originais, mas as paredes de cristal foram substituídas por vidro laminado. Site: www.petropolis.rj.gov.br.
·         Parque Nacional da Serra dos Órgãos: A maior área do parque localiza-se em Petrópolis. Os banhos de cachoeira e as caminhadas para apreciar a exuberante vegetação e fauna da Mata Atlântica são imperdíveis. Escolha entre a caminhada de nível médio (1h30) até a Cachoeira Véu da Noiva (42m), formada pelo Rio Bonfim, onde se pratica rapel e canyoning. O parque tem relevo acidentado e várias elevações rochosas, sendo a mais procurada a Pedro do Açu (2.236m) que fica a 5h de caminhada e permite boa visibilidade da baia de Guanabara e do Dedo de Deus (1680m).
·         Catedral São Pedro de Alcântara: Estilo neogótico francês, com vitrais. No seu interior, destaca-se a Capela Imperial, onde estão os restos mortais de D. Pedro II, Da. Maria Teresa Cristina, Cde. D´Eu e Princesa Isabel. Site: www.petropolis.rj.gov.br.
·         Museu das Armas: Prédio em estilo medieval construído em pedra que chama a atenção pelo seu ar misterioso.  Seu acervo reúne centenas de peças de diversos períodos, destacam-se baionetas, armas de fogo, estampas e gravuras militares, além de armas indígenas. Possui também biblioteca especializada sobre armaria e assuntos militares.
Se você tem o seu lugar preferido, conte pra gente:
Bom passeio!
Selma Cabral
0 0 vote
Avalie este artigo!
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x