Semana Santa: Especial para quem segue as tradições

Semana Santa
Mais um feriado a vista: O Feriado de Páscoa. No Brasil a Páscoa é celebrada de várias maneiras – Há quem siga as tradições e também quem aproveita para descansar ou para viajar e conhecer mais um lugar diferente. 
Em toda parte, procissões, festas, festivais e outras manifestações tomam conta das cidades, garantindo o encanto e a emoção do público. E todos os hotéis preparam uma programação especial seja para famílias inteiras, casais, para quem quer apenas relaxar com direito a massagens e dieta especial, opções é que não falta.
O melhor da Semana Santa no Brasil:

Nova Jerusalém, Pernambuco:

Nova Jerusalém é o destino de Páscoa mais tradicional do Brasil. É nessa pequena cidade teatral que acontece a maior encenação da Paixão de Cristo do país. São esperados mais de 160 mil pessoas este ano e as apresentações serão de 30 de março a 07 de abril. Os ingressos vão de R$ 60 a R$ 90.
Com efeitos especiais, um cenário grandioso e equipamentos de última geração, impossível não se sentir parte dessa história.
Nova Jerusalém está no distrito de Fazenda Nova, a 180 km de Recife. A peça contará com o ator pernambucano José Barbosa no papel de Jesus e com o global Caco Ciocler como Judas, entre outros grandes nomes.

Salvador, Bahia:

Toda hora é hora de aproveitar o sol e o mar. E disso a Bahia entende! A capital Salvador é muito procurada no feriado de Páscoa, e não apenas por sua beleza única.
A Procissão do Senhor Morto, que acontece na sexta, é um o auge da Semana Santa. Moradores e turistas partem da Igreja do Carmo e percorrem as ruas do centro, em uma homenagem emocionante.
Aproveite também para descobrir por que Salvador está entre os Patrimônios da Humanidade da Unesco. A área entre os bairros Sé, Pilar e Pelourinho tem mais de 300 igrejas, muitas delas com celebrações programadas para a Páscoa.
Dá pra visitar ainda o Elevador Lacerda, o Farol da Barra, conheça o Candomblé, prove os pratos típicos baianos e reserve alguns dias para as praias Piatã, Itapuã, Patamares, Porto da Barra e Praia do Farol da Barra, cenário de grandes eventos na capital.

Ouro Preto, Minas Gerais:

O clima apaixonante das cidades históricas de Minas Gerais certamente não cabe em um texto. Ouro Preto, uma das mais conhecidas entre elas, foi o primeiro destino brasileiro a ser declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, ainda na década de 1980.
Ruas de pedra, casarões de época e belíssimas igrejas esperam pelos turistas em terras mineiras. Ouro Preto preserva grande parte das construções da antiga Vila Rica: uma verdadeira coleção de obras barrocas de valor inestimável, como a Igreja da Nossa Senhora do Pilar.
Entre os outros tesouros da cidade estão o Largo de Coimbra, o Teatro Municipal, a Casa do Ouvidor e a Casa dos Contos.
Durante o feriado, os visitantes ainda têm a oportunidade de caminhar pelas ruas cobertas pelos tapetes de serragem. É por elas que passa a Procissão da Ressurreição no domingo de Páscoa, uma cerimônia que acontece desde 1773.

Goiás Velho, Goiás:

A cidade de Goiás Velho, provavelmente, tem uma das comemorações mais surpreendentes na Semana Santa. Na quinta-feira, 40 homens encapuzados caminham pelas ruas do Centro Histórico segurando tochas, enquanto entoam músicas sacras.
Todas as luzes do centro são apagadas para a passagem da Procissão do Fogaréu, uma tradição que teve início em 1745. Hoje, o evento é acompanhado por cerca de oito mil pessoas.
procissão começa à meia-noite e simboliza a busca e a prisão de Jesus. Os homens com capuzes coloridos, chamados farricocos, representam os soldados romanos.
Vários pontos do caminho também assumem papéis simbólicos: a Igreja do Rosário é o local da Última Ceia, a Igreja São Francisco de Paula é o Monte das Oliveiras. A imagem de Jesus, carregada pelo farricoco branco, simboliza sua captura.
Nesse ano, a procissão acontecerá no dia 5 de abril, com concentração em frente à Igreja Nossa Senhora da Boa Morte.

 Bom feriado!


Selma Cabral
0 0 vote
Avalie este artigo!
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x