Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é bom para…..  namorar, passear.  Friozinho, vinhos e adegas, gastronomia de qualidade, compras e churrasco claro!

As Serras Gaúchas é o exemplo mais bem sucedido de um polo turístico e atrai milhares de pessoas todos os anos, principalmente no inverno por causa do clima frio, e às vezes dá até pra brincar na neve.

A região possui, além do clima frio, belas paisagens, formadas por Cânions, cascatas d’água e mata de araucária. Com uma gastronomia riquíssima e a cultura europeia herdada de imigrantes alemães e italianos nos remetem a um pedaço da Europa no Brasil.

Para quem, como eu é apaixonada por vinhos vale muito a pena conhecer o Vale dos Vinhedos composto pelos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Seus vinhos são os únicos do país a apresentar o Selo de Indicação de Procedência que é garantido pela APROVALE. É a região que produz os melhores vinhos brasileiros.

A região das hortênsias é atualmente o principal destino turístico do Rio Grande do Sul e um dos mais visitados. Possui uma infraestrutura completa com hotéis, pousadas e restaurantes com cozinhas alemã, suíça, italiana e o delicioso café colonial que pra mim já vale por um almoço e não tem outro igual em nenhum lugar.

Conhecida pela produção de sapatos, roupa de couro, malharias, móveis, chocolate e artesanato. Também é procurada por pessoas que gostam do ecoturismo, pois possui mata nativa de araucárias, riachos, cachoeiras, serras, vales e canyons. A paisagem é de tirar o fôlego!!!
Tem ainda a Praia do Cassino – A maior praia em extensão do mundo (segundo o  Guiness Book).

Já sua Capital Porto Alegre nos apaixona pela tranquilidade e clima europeu e o jeito todo especial de falar de forma quase cantada, que também nos encanta, ainda conserva os ares e as tradições de uma cidade pequena, não faltando quem queira passear pelos parques domingo de manhã, preparar um bom churrasco ou se deliciar num chimarrão com o vizinho.

Pessoas bonitas estão em todos os lugares, mas o point é o Parque Moinhos de Vento (ou Parcão, para os moradores da cidade). Situado numa das áreas nobres de Porto Alegre, tem lago, minicascata, réplica de um moinho de vento e pista para caminhadas. E ao redor há bares, cinemas, lojas e academias, o que faz do lugar um ponto de encontro dia e noite.

Mas, ninguém pode deixar de experimentar o verdadeiro churrasco gaúcho. Para você que não mora na região sul, não pense que o churrasco que você está acostumado a comer é o tradicional gaúcho. De acordo com os moradores, a melhor carne é a costela de gado, mas o churrasco pode ser feito até com carne de ovelha.

Outro hábito do gaúcho é o chimarrão, é muito comum ver pelas ruas homens com cuias, bombas e garrafas térmicas com águas quentes para degustar a erva-mate sem açúcar.

Mas, tem tanta coisa, lugares maravilhosos, que com certeza um deles vai encantar você.


Um destino perfeito para incluir nas férias!!!!
Selma Cabral
0 0 vote
Avalie este artigo!
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x