Monte Verde: Um lugar pra lá de Romântico….

Para quem não curte muito todo o agito de Campos do Jordão, uma excelente opção é Monte Verde, distrito do município de Camanducaia, estado brasileiro de Minas Gerais, conhecida como um pedacinho da Suíça. Está a 1554 metros de altitude, com ótimas pousadas tem como característica principal a natureza e o frio na temporada de inverno.
A vila é cercada de montanhas por todos os lados, uma verdadeira ilha verde no meio dos mares de morros que caracterizam a geografia mineira. Os picos e cachoeiras são um excelente atrativo para quem gosta de aventura. 

Um dos pontos fortes do turismo local é a prática esportiva. Não faltam as tradicionais trilhas para caminhada, mountain bike e cavalgada, mas também há espaço para o montanhismo, o rapel e o bóiacross (acquaride), que é mais comum no verão. 

A gastronomia de Monte Verde mescla a comida mineira tradicional aos cardápios internacionais, principalmente o alemão e o italiano. No centro da vila podemos encontrar também chocolates caseiros, casas de chá, cafeterias e choperias. 

O clima temperado, que permanece ameno durante todo o ano, favorece a flora local, que apresenta espécies de liquens, musgos e flores silvestres.
Na primavera, principalmente em novembro, quando nascem espécies de Amaryllis, Mandevillas e orquídeas e a paisagem fica bem colorida. 

Um passeio imperdível é ir de carro até o mirante e apreciar a vista, também se pode alugar aviões pequenos para voos panorâmicos. Os voos podem ser feitos por toda a cidade e até mesmo incluir as redondezas, chegando à cachoeira dos Pretos, na cidade vizinha de Joanópolis, ou a Campos do Jordão, que fica a 50 km por via aérea e pouco mais de 100 km por via terrestre.
Monte Verde ganhou em 2008 o título de melhor destino de inverno do Brasil e, em 2009, o título de cidade mais romântica na votação promovida pelo site Viajeaqui e a revista Quatro Rodas, da Editora Abril.
Garanto que vocês vão adorar o passeio!!!

Selma Cabral
0 0 vote
Avalie este artigo!
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x