Conhecido como o estado que não tem praia, Minas Gerais investe pesado na valorização da cultura e no ecoturismo. É famoso também por seus brasileiros ilustres e mulheres bonitas, a culinária mineira deliciosa, seus doces, e claro: o pão de queijo.
Mas quem quiser realmente conhecer parte da história do Brasil. As cidades históricas de Minas gerais é uma verdadeira viagem no tempo, possuem um rico acervo artístico e arquitetônico, encontrados nas suntuosas igrejas, museus, ruas e casas que preservam toda a tradição e cultura.

Além de toda riqueza desse patrimônio as cidades históricas possuem várias atrações como festivais de cinema, de inverno, de gastronomia, os carnavais e principalmente as paisagens exuberantes das montanhas de Minas. Conheça as Cidades Históricas de Minas Gerais e redescubra o Brasil em lugares onde se respira história, cultura e bons ares.
Minas Gerais possui diversos parques abertos para visitação e administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pelo Ibama, com infra-estrutura completa para receber turistas. Lugares ideais para o contato com uma natureza rica e preservada em sua fauna e flora. Como o Parque Nacional da Serra do Cipó; Parque Nacional da Serra da Canastra; Parque Estadual do Ibitipoca; Parque Estadual de Nova Baden; Parque do Itacolomi; Parque da Serra do Rola-Moça; Parque Estadual do Rio Preto; Parque do Rio Doce.

No sul de Minas Gerais está o Circuito das Águas, conhecido por suas famosas estâncias hidromineral com propriedades medicinais e terapêuticas. Formado por belas cidades em plena Serra da Mantiqueira, possui um clima agradável e uma riqueza natural que transmite tranqüilidade e qualidade de vida. O circuito das águas oferece aos turistas momentos de descanso, relaxamento, lazer e bem-estar. São diversas fontes e balneários para banhos, massagens e momentos de harmonia e equilíbrio com o corpo e a mente. Além dos parques que podem ser conhecidos através dos passeios de charretes, pedalinhos e teleféricos, com uma vista privilegiada.
O Circuito Turístico das Águas integra 10 municípios.
Em todos os destinos da região encontram-se lagos, cachoeiras e a típica culinária mineira, além dos irresistíveis doces e produtos artesanais. Possuem uma infraestrutura adequada com hotéis e pousadas conceituados. E ainda temos a Estrada Real, as Grutas Mineiras, é também importante rota de Negócios e Eventos por sua excelente infraestrutura. São tantas maravilhas que não cabe uma matéria apenas, precisaríamos de várias semanas para falar de tudo.
Minas Gerais é um estado ideal para renovar as energias e interagir com a natureza e tudo que ela nos traz de bom.
A seguir, vamos conhecer um pouco do vocabulário mieirês:
Em Abril de 2009, Aécio Never (isso mesmo), assinou um decreto afirmando que, em minas, a língua padrão do estado é o Mineirês. Sim, esses mineiros malucos tem mania de ficar modificando todas as palavras do português. É tanto que Minas é o único estado do Brasil, junto com a Bahia, a ter como padrão a sua própria língua (Ver Mineirês). Veja alguns exemplos dessa nova língua:
- Desde ontem = Dêsdonte
- Antes de onten = Onstronte
- Aonde é que você está? = Onc cê tá?(pronuncia-se o “C” mudo)
- Massa de tomate = Masstumate
- Para quê? = Praquê?
- Como é que você está? = Cumécocê tá?
- Que horas são? = Tázoraê?
- Para onde você foi? = Prundé cocê foi?
- Aonde é que você vai? = Ondé cocê vai?
- Por causa de quê? = Causdiquê?
- litro de Leite = lidi Leiti
- Parte = Parti
- Lá longe = Ali na frente (O famoso “ali” de mineiro)
- Eles pensam que o onibus é deles = Êspenscuônsédês!
- Casa = Trem
- Rio = Trem
- Carro = Trem
- Bola = Trem
- Relógio = Trem
- Muro = Trem
- Morro = Trem
- Ônibus = Trem
- Estrada = Trem
- Rio = Trem
- Lagoa = Trem
- Igreja = Trem
- Bolsa = Trem
- Som = Trem
- Prato = Trem
- Trem = Negoço(ou coisa)
- Nossa Senhora Aparecida do Perpétuo Socorro = Nóh
- Nossa Cara! = Uai Só!
- Você perguntando para um Mineiro onde que ele mora.
R:Uai só,Uai só,eu só minero,eu só di minas sin sinhô!
Últimos posts por Selma Cabral (exibir todos)