Fim da Temporada de Cruzeiros 2012/ 2013:

E nesta segunda-feira chega ao final mais uma temporada de cruzeiros marítimos, que este ano foi menor do que a do ano passado em vários pontos: foram 104 dias de operação contra 121 de 2011/2012, e houve a presença de 20 navios – dez deles em roteiros regulares –, frente a 23 embarcações anteriores. O número de escalas também diminuiu: 212 agora, contra 273.

Mas o grande diferencial foi a vinda de transatlânticos maiores como o MSC Fantasia, assim como o MSC Magnifica, o Costa Favolosa e o Costa Fascinosa – todos estreantes em Santos. E também com a opção de roteiros mais longos, tivemos poucos minis que ainda acho que acabe mais ao gosto dos brasileiros, será esse um dos fatores que contribuíram para um menor número de passageiros?

 


A expectativa, no começo da temporada, era a de receber 1,1 milhão de turistas em circulação pelo Terminal de Passageiros Giusfredo Santini (Concais). Mas, de acordo com sua assessoria de imprensa, foram contabilizados em torno de 850 mil passageiros entre embarque, desembarque e pessoas em trânsito. No período 2011/2012, 991.850.

A maior movimentação da temporada ocorreu no sábado de Carnaval, 9 de fevereiro, quando circularam 37 mil pessoas no terminal. A segunda data em movimentação foi 16 de fevereiro (27 mil).
Nos sábados de dezembro e janeiro, circularam pelo Concais 24 mil pessoas, em média. Aos domingos, 13 mil. 

Cabe uma análise do porque caiu o número de passageiros por parte dos setores responsáveis, ou será que esse é o público ideal ou máximo para esse tipo de viagem? Ou o setor se acomodou e a novidade já caiu na rotina dos viajantes que podem ter optado por outro tipo de viagem, mais interessante em suas opiniões ou simplesmente a curiosidade outro tipo de passeio?

Em fim, que venha a próxima temporada e suas novidades, seus navios belíssimos, vamos aguardar!!!  
Selma Cabral
0 0 vote
Avalie este artigo!
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x