

Sobre o Evento
Museu do Castelinho
Construído em 1897 para ser a residência do superintendente inglês durante a construção da estrada férrea, o Castelinho fica no alto de uma colina. Sua localização foi estratégica, pois de lá era possível avistar todas as ruas do distrito e todas as atividades desenvolvidas. Atualmente o lugar abriga o Centro de Preservação da Memória de Paranapiacaba. Ali estão reunidos objetos e instrumentos de trabalho da época dos ingleses. |
|
Passarela Metálica
A passarela metálica foi construída em 1899 sobre o corredor ferroviário, onde se localizavam a estação, o pátio e todos os equipamentos, para ligar os dois núcleos da vila.
Clube União Lyra Serrano
Sede das principais atividades culturais de Paranapiacaba, como o badalado Festival de Inverno. Foi uma das últimas construções inglesas na Vila de Paranapiacaba, por volta de 1936 e chama a atenção por sua beleza. O Serrano é formado por um prédio com hall, salão de jogos, sala de troféus, salão de baile e cinema, além do complexo esportivo externo com campo de futebol. |
|
|
Feira de Artesanato do Parque Andreense
Feira realizada de 9h às 18h todos os domingos para comercialização de artesanato, flores e alimentos produzidos pelos moradores locais no Pátio do Posto Rodoviário do Parque Andreense.
Exposição permanente de Ferromodelismo
Realizada todos os sábados, domingos e feriados, entre 10h e 17h, essa feira expõe maquetes de trens e miniaturas em movimento do pátio ferroviário de Paranapiacaba. Rua Varanda Velha, Vila Velha.

Cachoeira d´Água Fria
Cachoeira da Fumaça
A outra é na Cachoeira da Fumaça, que possui uma queda d’água com aprox. 130 metros de altura, é um excelente ponto para a prática de rapel e arvorismo.
Ecoturismo & Natureza
|
Além da possibilidade de observar a flora e a fauna da Mata Atlântica de perto, os visitantes podem conhecer o sistema de reservatórios implantado pelos ingleses no final do século XIX. O projeto foi planejado valorizando a integração entre a natureza e a engenharia.
Parque Natural Municipal Nascente de Paranapiacaba
Área que contorna a vila de Paranapiacaba foi transformada na unidade de conservação Parque Natural. As belas trilhas do Olho D Água, o tanque do Gustavo, a Pontinha, a Água Fria e a Comunidade são lugares belíssimos que devem ser visitados com acompanhamento de monitor ambiental. São 4 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica exuberante preservada.
Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba
A Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapicaba, em seus 336 ha predomina relevo montanhoso, com o ponto mais elevado – Mirante – voltado para o vale do Rio Mogi (Hoehne, 1925); a declividade diminui em direção ao bairro de Campo Grande. Pelos seus vales e baixadas correm vários córregos que contribuem para a formação de rios maiores, como o Rio Grande.
A vegetação da Reserva, composta por florestas e campos nativos entremeados por manchas esparsas de matas mais baixas, é predominantemente secundária.
A Reserva foi criada em 1909 por Hermann von Ihering, como reserva particular, para preservar florestas e campos nativos; e em 1913 foi adquirida pelo governo estadual Conhecida como Parque Cajuru e Estação Biológica na época, seus limites estendiam-se entre as estações ferroviárias de Campo Grande e Alto da Serra, esta junto à Vila de Paranapiacaba (Hoehne, 1923); posteriormente, a área original foi ampliada pela doação de uma gleba junto à antiga entrada, feita pela “São Paulo Railway Company”, e aquisição de uma outra pertencente ao Sr. Manuel Augusto Alfaya (Hoehne, 1937, 1940). Na década de 1970, entretanto, a Reserva perdeu quase 248.588m2 com a construção da rodovia SP-122 e, em 1982, com seus 336 ha, passou a ser chamada de Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba
.