Ambientalistas, políticos, poetas, feministas, professores, hippies. Na Cúpula dos Povos, arena social instalada no Aterro do Flamengo com programação paralela à Rio+20, o exercício da diferença tem um ponto em comum: a paixão pelo Rio de Janeiro. Das curvas do calçadão de Copacabana à inconfundível silhueta do morro do Pão de Açúcar, as referências do turismo carioca estão por toda parte e desfilam em roupas e souvenirs que dão vida à passarela democrática da Rio+20.
Os comerciantes Paulo Junior e Gabrieli Bolzan levaram 80 miniaturas do Cristo Redentor para o local nesta quinta-feira (21). As peças em gesso, de diversos tamanhos, são vendidas a preços que variam de R$ 10 a R$ 20. “O Cristo é uma das sete maravilhas do Brasil e os turistas adoram, é a primeira coisa que eles lembram quando o assunto é o Rio de Janeiro”, afirma o dono do negócio. Segundo Junior, “os pontos turísticos mais amados do Rio continuam sendo o Cristo e o Pão-de-Açúcar”.
Além dos estrangeiros, que tradicionalmente procuram pequenas réplicas do monumento para levar de lembrança, agora são os brasileiros que impulsionam o negócio: “o que faz girar dinheiro para nós, hoje, é o turismo brasileiro”, garante.

Enquanto alguns usam o turismo para gerar renda, outros geram renda fazendo turismo. É o caso do pernambucano Paulo Silva, 32 anos, que nos últimos 10 anos percorreu 20 estados brasileiros montado sobre uma “magrela” de duas rodas.
De Florianópolis (SC) a Belém (PA), perdeu a conta de quantos chapéus de folha de côco já vendeu nas andanças pelas praias, metrópoles e pequenas cidades do país. Mas garante que a atividade é o sustento da família, que ficou no Nordeste cheia de saudades. “Aqui na Rio+20 estou vendendo em média 10 unidades por dia, a R$ 15 cada. Dá pra tirar bem, dá pra ser feliz”, diverte-se o artesão.

Outros produtos legitimamente brasileiros – como cachaça, mel, pulseiras de pedras nativas, geleias de frutas, cadernos com capa de couro ecológico e até relíquias do cinema nacional – também têm espaço garantido nas ruas que formam um ‘mini-shopping’ a céu aberto na Cúpula dos Povos. A arena ficará aberta até o próximo sábado (23). A estimativa da organização é que mais de 50 mil pessoas de 150 países circulem pelo espaço até amanhã.
Fonte: imprensa@turismo.gov.br
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