
Mas, como uma pessoa romântica que sou não posso falar sobre o Estado do Espírito Santo sem mencionar a lenda do Pássaro de Fogo, ela, Jaciara, uma lindíssima princesa indígena, filha do poderoso cacique que ocupava uma imensa terra, onde hoje encontramos o atual município de Cariacica.
Ele, Guaraci, um forte guerreiro da tribo dos Temiminós, que ocupava as terras hoje conhecida como município da Serra.
Pertencentes a duas tribos inimigas – Temiminós e Botocudos – o jovem casal foi impedido de viver a sua história de amor. Comovido com a paixão dos dois índios, o Deus Tupã transformou-os em duas montanhas. Até hoje eles estão frente a frente, contemplando um ao outro e assim ficarão por toda a eternidade. Tem coisa mais romântica que isso?
Curiosidade: Há uma semelhança muito grande com a Lenda Russa do Pássaro de Fogo, imortalizada pelo grande Maestro Igor Stravinsky.
Bom, mas voltando ao Estado do Espírito Santo cuja capital Vitória é a segunda capital mais antiga do Brasil e tem a melhor moqueca do mundo, isso eu posso garantir, é simplesmente divina!
O turismo no Espírito Santo está organizado em rotas turísticas. Caminhos que levam o visitante para desfrutar as delícias do litoral, do turismo religioso, náutico, ecoturismo e do agroturismo. Podemos acrescentar ainda: esportes radicais como raffiting, rapel e vôo livre, festas religiosas como a tradicional Festa da penha e o forró de Itaúnas.

Trilhas ecológicas, centros de estudos e pesquisas, como o Projeto Tamar e a Reserva Florestal da Vale, ajudam a compor o mosaico que é o Estado. Um cardápio turístico onde a gastronomia também é destaque. A moqueca, feita na panela de barro, é uma herança indígena hoje produzida artesanalmente pelas paneleiras de Goiabeiras. Já a Torta Capixaba, que tem mariscos, peixe e palmito entre os ingredientes, é o prato principal da culinária local na Semana Santa.

Na alta estação, principalmente durante o verão, a paisagem da cidade é alterada com a presença de luxuosos transatlânticos atracados no Porto de Vitória. O terminal está localizado no Centro da Vitória.
Mas é muita coisa que para conhecer melhor, só pessoalmente.
Selma Cabral
Últimos posts por Selma Cabral (exibir todos)