![]() |
SELMA CABRAL |
Quem me conhece sabe que adoro viajar de navio. Acho muito confortável e prático e o navio é um luxo né? Tem diversão para todos os gostos. Nunca gostei muito de viajar de carro porque a gente fica horas (dependendo da distância claro), e não tenho paciência, acho chato.
Mais aí chegaram os Navios de Cruzeiros aqui em Santos e foi amor à primeira vista, ou melhor a primeira viagem…. Lindo, imenso, com vários ambientes, e dependendo do roteiro, vários lugares te esperam e o melhor de tudo sem carregar mala pra lá e pra cá….Tem coisa melhor?
Mas agora minha nova paixão são os cruzeiros internacionais, imagina conhecer o mundo de navio? Claro que dependendo do roteiro tem avião junto né, mais é só para ir até o porto de onde parte o navio que tem vários lugares.
E sim, tem toda uma documentação, vacinas, alguns lugares precisam de visto:
“O passaporte é o documento de identificação exigível de todos os que pretendem realizar viagem internacional, salvo nos casos previstos em tratados, acordos ou atos internacionais, sendo dever do Hóspede apresentá-lo antes do embarque e desembarque, em boas condições e com validade mínima de 6 (seis) meses ou prazo de validade exigido pelo país de destino, prevalecendo o maior prazo, a fim de que sejam evitados problemas na Fiscalização Imigratória”. Site da MSC Cruzeiros.
Quem vai fazer Cruzeiro Internacional, precisa se preparar, se organizar, ver documentação, as melhores datas para a localidade que você vai, ver a previsão do tempo na época da viagem – Sim por que já pensou fazer a mala errada? Não dá né gente. Então todo cuidado é pouco e organização é tudo!
O ideal é começar a ver tudo com uns seis meses de antecedência ou mais até. Assim, não leva susto e não corre o risco de esquecer de algo e perder a viagem.
Planejamento é muito importante!! E na dúvida, consulte sempre um profissional especializado!!