Como evitar aborrecimentos durante as viagens:

Mala extraviada, vôo cancelado, hotel inferior ao reservado, o pacote não corresponde a tudo aquilo que você comprou ou que tinha no folheto?
Para evitar esses e outros problemas, basta tomar algumas atitudes simples, mas que sempre valem muito.
Antes de viajar, faça uma pesquisa sobre a empresa que você vai contratar o serviço, esse cuidado é importante porque se tiver problema os turistas terão a quem recorrer ou responsabilizar em caso de quebra de contrato.
Para isso é só consultar o Cadastur (Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos) www.ministeriodoturismo.gov.br.
Com esse cadastro, as agências operadoras, meios de hospedagem, transportadoras, acampamentos, parques temáticos e guias são obrigados a fazer o registro, que confirma que a empresa existe e está em dia com suas obrigações legais na data de certificação.
É importante lembrar que não são todos os prestadores de serviços turísticos que precisam estar cadastrados. Para algumas empresas, o cadastro é opcional. Nestes casos, é importante que você se certifique de que ele esteja ao menos formalizado.
Confira os setes tipos de serviços que são obrigados a realizar o cadastro:
  • Agência de Turismo
  • Meio de Hospedagem
  • Transportadora Turística
  • Guia do Turismo
  • Organizadora de Eventos
  • Acampamento Turístico
  • Parque Temático
Vale consultar também amigos e familiares que já tenham utilizado o serviço para saber se a empresa ou profissional prestou o serviço de forma satisfatória.

Seus Direitos

Em caso de problemas na prestação de qualquer serviço turístico, procure o PROCON (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor) para fazer a reclamação.
Para isso tenha sempre em mãos os comprovantes dos serviços turísticos contratados. Valem anúncios de jornais, de internet, vouchers, entre outros comprovantes.
No mais, é só ter conhecimento e os cuidados de sempre ao comprar um produto ou viagem, depois é só aproveitar! 

Selma Cabral
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