Brasil e Republica Dominicana mais próximos:

Presidente eleito dominicano propõe ao ministro Gastão Vieira a criação de pacotes turísticos unificados.

 

O presidente eleito da República Dominicana, Danilo Medina, propôs nesta segunda-feira (9) ao ministro do Turismo, Gastão Vieira, o fortalecimento dos laços turísticos entre os países. Entre as sugestões de Medina está a comercialização de pacotes de viagem integrados entre o Brasil e o país caribenho.

O presidente da República Dominicana também mostrou interesse em firmar termos de cooperação técnica para intensificar o intercâmbio de experiências entre as equipes brasileira e dominicana. Alguns temas de interesse são a segurança pública voltada para o turismo, tributação e promoção.
O secretário executivo do Ministério do Turismo (MTur), Valdir Simão, explicou que a pasta tem atuado em diversas frentes para aumentar a competitividade dos destinos brasileiros. Recentemente, o governo federal incluiu a hotelaria no Plano Brasil Maior e reduziu o imposto sobre a folha de pagamento de 20% para 2% do faturamento bruto.
O MTur tem negociado com a equipe econômica do governo federal a desoneração de serviços turísticos consumidos por estrangeiros e a redução do custo das tarifas energéticas.
Com relação à segurança voltada para turistas, técnicos do MTur explicaram que os estados e municípios turísticos têm, em sua maioria, polícias especializadas e que o governo federal apoia a iniciativa com programas de treinamento e cursos de qualificação.
O Brasil recebeu 5,4 milhões de turistas estrangeiros no último ano, enquanto a República Dominicana registrou a chegada de 4,1 milhões de visitantes de outros países.
As duas nações têm como meta atrair, cada uma, 10 milhões de turistas estrangeiros até 2020. “Podemos trabalhar em parceria para termos uma ação mais efetiva, com pacotes integrados, de modo que o turista que vá para a República Dominicana também venha ao Brasil e vice-versa”, afirmou Medina, que assume a Presidência da República Dominicana em 16 de agosto.
Gastão Vieira aprovou a iniciativa. “Trabalhamos uma série de segmentos turísticos no Brasil e temos um cenário amplo para unirmos esforços”, afirmou o ministro.
Atualmente, existe um memorando de entendimentos entre a República Dominicana e o Brasil para o intercâmbio de experiências vinculadas ao turismo entre os dois países.

Selma Cabral
0 0 vote
Avalie este artigo!
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x