Aniversário de Santos /SP.

Como sabemos a cidade de Santos no litoral Sul de São Paulo, comemora hoje 466 anos com uma extensa programação cultural, e algumas atividades seguem até dia 29/01.
Santos vive um ótimo momento com o pré-sal, o porto e o turismo,  a recuperação do Centro Histórico, e ainda a tão aguardada (pelo menos por mim), construção do complexo turístico, cultural, náutico e empresarial do Porto Valongo Santos  e ainda vive o maior boom imobiliário dos últimos tempos.
Resumo da História só para lembrar um pouquinho: Em 1546, Santos foi elevada à categoria de Vila e, em 26 de janeiro de 1839, passou a ser cidade, tendo desempenhado papel relevante na independência do País e na abolição da escravatura. Abrigou milhares de escravos em quilombos na área continental, fugidos das fazendas de café do planalto paulista. O trabalho foi tão intenso que, três meses antes de a Lei Áurea ser promulgada, já não havia escravos em Santos. Posteriormente, a população participou da campanha pela República, organizando listas de assinaturas, comícios, movimentos.
A princípio constituída por portugueses, espanhóis, indígenas, negros e seus descendentes, no início do século XIX a população recebeu imigrantes europeus, na maioria portuguesa, espanhola, italiana, síria e libanesa, incorporada às atividades do porto cafeeiro e do comércio.
Na segunda metade do século XX, a população cresceu com a chegada de migrantes nordestinos, atraídos pelo mercado de trabalho do parque industrial de Cubatão, município vizinho. O movimento operário ganhou força por meio dos sindicatos dos portuários e dos trabalhadores da construção civil.
Localizada a 68 Km da capital paulista, a atual população de Santos gira em torno de 417.983 habitantes.
O que fazer em Santos no feriado chuvoso….
Não dá pra ir à praia, nem andar de bicicleta, skate, e muito menos caminhar no calçadão.

Mas em compensação dá pra ir ao cinema, no teatro em um bom restaurante, conhecer museus e igrejas.

Almoçar no Centro Histórico e depois tomar um delicioso café na Bolsa Oficial de Café e aproveitar pra conhecer o Museu do Café e ainda tem as seguintes opções:
·         Mosteiro de São Bento e Museu de Arte Sacra (possui o 2º maior acervo do Estado de São Paulo)
·         Pantheon dos Andradas
·         Complexo do Carmo (visita monitorada ao Convento do Carmo e Igreja da Venerável ordem Terceira do Carmo – uma das mais antigas da cidade.
·         Memorial das Conquistas, do Santos Futebol Clube

·         Memorial Necrópole Ecumênica (o maior cemitério vertical do mundo, registrado pelo Guinness Book)
·         Pinacoteca Benedicto Calixto
·          Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré (visita monitorada).
E para terminar o dia, já que está chovendo, você saborear um delicioso jantar em um restaurante da orla e apreciar a vista.
Parabéns Santos!!!
Selma Cabral
0 0 vote
Avalie este artigo!
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x