Alguém já se perguntou o que um Turísmólogo faz? Ou o que é ser um?

Pois é, poucas pessoas conhecem essa profissão, mas turismólogos, ou profissionais graduados no curso de turismo, ou ainda, Bacharel em Turismo, é o profissional que estuda o turismo, e precisa ser responsável, saber elaborar e planejar passeios turísticos de acordo com cada público alvo, além de amplo conhecimento em geografia e história e tenha também fluência em outras línguas, principalmente no inglês.

Em um país que recebe turistas do mundo inteiro, quanto maior a habilidade em se comunicar em diversos idiomas, melhores serão as oportunidades para o profissional de turismo. Isso será mais importante ainda nos próximos anos, pois o Brasil irá sediar grandes eventos esportivos mundiais.

O Brasil está se preparando, em todas as áreas, para a realização da Copa do Mundo de 2014 e também das Olimpíadas de 2016, e essa preparação não deve ser diferente para a área de turismo.
Aliás, essa deve ser uma das áreas mais bem preparadas, pois esses eventos prometem beneficiar o turismo como um todo e, com isso, exigirá profissionais altamente capacitados para garantir um nível de atendimento elevado.

turismo, deixou de ser visto somente como um momento de lazer e se tornou, no mundo, uma das principais atividades econômicas, despertando todo potencial adormecido em diversas cidades, foi  ganhando grandes proporções,  e até países, são  bem vistas por investidores e começou a surgir os turismos de negócios, turismo de eventos,  de saúde, de lazer, cultural, ecológico, histórico, contemplação (uma das minhas atividades preferidas),  entre outras opções.

No Brasil, o turismo vem ganhando grande destaque, auxiliando cada fez mais a estrutura econômica, e também se tornando um instrumento para o desenvolvimento sustentável e de inclusão social.
Como nosso país é imenso, com várias cidades históricas, belezas naturais, temos cenários incríveis para serem explorados das mais variadas formas por profissionais da área.

Diante desta variedade no mercado turístico brasileiro, tem sido grande a procura por profissionais, principalmente com especialização em gestão, organização de grandes eventos, consultoria turística e transporte.
Nas grandes capitais, locais onde ocorrem os maiores números de eventos empresariais e feiras, especialistas em turismos de negócios, são os mais requisitados.

Diante de todos esses fatos, há quem diga que o turismo está vivenciando no Brasil, a sua década de ouro, devido ao grande crescimento do número de turistas, tanto interno quanto estrangeiros. E, esses números ainda vão aumentar nos próximos anos devido aos eventos que vem por aí. Desta maneira, o mercado para os profissionais de turismo está em uma ótima fase no Brasil. O ideal agora é que estes profissionais estudem, se especializem e se preparem muito bem para atender a toda essa demanda.
Oportunidades e os Desafios em Turismo
É interessante que os profissionais da área de Hotelaria e Turismo entendam que devido a grande atenção mundial que o Brasil está recebendo com os eventos internacionais, há também uma grande entrada de capital estrangeiro, além de investimentos. Há então o chamado “boom”, ou explosão de oportunidades em diversos setores.
Desta maneira, serão interessantes que os profissionais aproveitem ao máximo as crescentes oportunidades e ganhem destaque diferenciado investindo assiduamente em sua carreira profissional.
É preciso entender que estes próximos anos, os anos de ouro para o turismo, possivelmente possam ser acompanhados por anos de “vacas magras”, desta forma é interessante saber aproveitar todos os recursos disponíveis para garantir tranquilidade em um período menos favorável.
Portanto, é imprescindível que o profissional entenda de forma ampla todos os fatores que envolvem esta crescente ascensão e tire o máximo proveito dessa nova demanda.

É estudar e depois colher os frutos, como turismóloga e apaixonada pelo que faço, garanto que vale a pena!
Selma Cabral
0 0 vote
Avalie este artigo!
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x